Roteiro 6 dias em Bariloche, Argentina

Bariloche é uma cidade do sul da Argentina, muito famosa por sua localização na Patagônia, esportes de inverno e bem querida pelos Brasileiros, recebe muitas visitas o ano inteiro e no inverno nos proporciona muitas aventuras com a neve.

Ela entrou no meu radar por causa de um anúncio mais ou menos em 2012. Fiquei impressionada pelas paisagens lindas e tão diferentes do meu cotidiano, nunca pensei que um dia iria para um lugar tão distante. Em 2018 me casei e graças a muito trabalho, meu marido e eu pudemos organizar uma lua de mel neste paraíso.

Como sempre, comecei a buscar informações sobre o destino e encontrei um blog muito bom chamado barilocheparabrasileiros, que me deu suporte durante toda a viagem com informações de passeios, locais para comer e até onde alugar roupas de neve!  Fechamos todos os passeios com eles e não me arrependo, foi uma experiência maravilhosa. Fica a dica!

Vista do mirante do Cerro Campanario

Alimentação

Passeios

Planejamento da programação

Planejamento da programação dia a dia em planilha do Excel online

Como podem ver, organizei de forma bem simples e querendo aproveitar tudo o que fosse possível, afinal era a primeira viagem internacional e nós estávamos animadíssimos.

Na segunda-feira, a maior parte do dia ficou vermelha, pois estávamos no trajeto Fortaleza-Bariloche. Havíamos programado fazer o câmbio de real para peso ao chegar na cidade de Buenos Aires, entre as conexões, foi tranquilo mesmo sem saber falar espanhol.

Chegamos em Bariloche após 2 conexões (FOR-GRU-AEP-BRC) na segunda à noite por volta de 22h. Estávamos cansados, porém animados porque saindo do  avião já dava para ver a neve!

Fomos de translado do aeroporto ao hotel, essencial para uma chegada tão tarde. Pela janela do carro com aquecedor, muuuito diferente do nosso ar condicionado, já dava pra ver as árvores na beira da estrada cobertas de branco. A primeira coisa que fizemos ao descer do carro foi tocar na neve, era gelado e se desfazia bem facinho. Estávamos com fome, mas já era muito tarde para jantar fora, então pedimos sanduíches no serviço do hotel, estava uma delícia, pudemos dormir tranquilos de barriga cheia 😀

Esse dia não conta como dia de roteiro pois foi só a chegada até o destino.

Valor da Viagem

• Roteiro – Dia 5: Dia livre no centrinho de Bariloche
  • Roteiro – Dia 6: Aula de ski no Cerro Catedral

Roteiro – Dia 1

• Manhã: Ida ao centro para pegar vouchers dos passeios e comprar chip
  • Tarde: Passeio a lagoa Victoria e Bosque de Arrayanes

Nos hospedamos no hotel Design Suites, ele era muito confortável, café da manhã delicioso com vista para o lago Nahuel Huapi, afinal era uma lua de mel, queríamos caprichar!

Pela manhã, fomos ao centro de Bariloche, nosso hotel ficava a 10 minutos de carro do centro e por isso pegamos um remis (tipo de taxi argentino com preço tabelado) para o trajeto. Lá fomos até a agência de viagens Destino Sul para concluir o pagamento dos passeios e buscar os vouchers das atividades. Perto de lá, aproveitamos para comprar um chip e ter sinal de internet durante toda a viagem, escolhemos a empresa Movistar e nos atendeu bem.

A tarde o translado nos levou do hotel até Puerto Panuelo, que era o ponto de início para o passeio da Isla Victoria e Bosque de Arrayanes. Já no porto, entramos em uma embarcação que tinha tanto area coberta quanto ao ar livre. A paisagem até a Ilha Victoria é deslumbrante e durante o trajeto alguns pelicanos vinham buscar biscoitos das mãos dos turistas, confesso que não tive coragem, as bicadas eram fortes rs.

Fizemos uma trilha pela ilha com uma vista mais linda que a outra e a água em tom esverdeado rodeando florestas altas de pinos e eucaliptos. Depois fomos até o Bosque de Arrayanes no qual fizemos uma caminhada por um trajeto de madeira no qual cada curva reservava um cantinho de natureza diferente, no meio do trajeto tomamos chocolate quente numa pequena cabana que foi perfeito pra esquentar no friozinho! O caminho até o final da trilha é lindo e cheio de árvores centenárias e gigantes.

Assistimos ao pôr do sol no bosque e não poderia ter sido mais perfeito. A equipe do passeio nos levou de volta ao hotel e à noite fomos realizar o aluguel das roupas de neve e jantar.

Muitas atrações do inverno em Bariloche requerem que você utilize roupas que suportem o frio abaixo de 0º e como não é comum que os turistas já venham com todo esse aparato pronto, algumas lojas fornecem o serviço de aluguel de todas as peças, não sai caro e você fica protegido durante todos os passeios. O conjunto é formado por calça + jaqueta, botas e luvas de neve. Lembrando que abaixo dessa camada é importante que você esteja utilizando peças como gorro, cachecol, meias térmicas e vestimentas internas como blusas térmicas, ceroulas e segundas peles para proteção no frio, esses itens são pessoais e eu comprei com antecedência no Brasil na loja Decathlon.

Após o aluguel das roupas, fomos jantar em um restaurante recomendado pelo blog bariloche para brasileiros, o Alto El Fuego. O restaurante tinha um vibe retrô e estava cheio de referências a música, ambiente simples e aconchegante e uma comida típica e deliciosa: o bife de chorizo. Pedimos 2 bifes e 2 acompanhamentos, as porções estavam muito bem servidas e ficamos mais do que satisfeitos.

Essa foto não é nossa, porque na hora da fome esquecemos de tirar foto, mas segue para referência rs

Roteiro – Dia 2

• Manhã e Tarde: Circuito Chico e Cerro Catedral

Pela manhã fizemos o passeio Circuito Chico que dura aproximadamente 4 horas e passa por vários pontos da cidade. Primeiro visitamos o Cerro Campanário, no qual subimos de teleférico para o topo da montanha, deu um friozinho na barriga e super valeu a pena o passeio, ao chegar no topo, mesmo com a névoa conseguimos ter uma bela vista da cidade e da Cordilheira dos Andes.

Subida no teleférico do Cerro Campanario

A próxima parada foi a Punto Panorámico, uma parada para fotos com uma linda vista da paisagem com o hotel lhao lhao (hotel caro e tradicional da cidade) ao fundo. Depois fizemos uma rápida visita a uma loja de rosa mosqueta. Rosa mosqueta é um produto local extraído de uma planta que é usado para produzir diversos itens como chás, óleos, sabonetes, remédios e demais itens. O tour incluía uma degustação de chá e como não sou muito fã da bebida confesso que não gostei rs, mas meu marido curtiu.

Após a conclusão do circuito, a equipe do passeio nos levou até a próxima atração do dia, o Cerro Catedral. Ele é a estação de esqui de Bariloche — e uma das primeiras a se instalar na América Latina. A base da montanha possui restaurantes, lanchonetes, lojas e escolas de ski, snowboard e toda atividade que você puder imaginar na neve.

Logo depois, lanchamos na base antes de pegar o teleférico para o próximo andar da montanha, a vista é deslumbrante e ao chegar lá, nos encontramos numa paisagem totalmente branca, fora um restaurante que serve como apoio, o “2º andar” é perfeito para a primeira experiência com a neve, você pode se jogar, rolar e brincar a vontade na neve, voltar a ser criança, eu fiz até anjinho!!

Anjinho na neve no Cerro Catedral

Após essa parada, pegamos novamente o teleférico para subir mais na montanha, nessa parte aqui foi mais tenso, ventava bastante e o banco que estávamos balançava muito, eu só imaginava como seria cair daquela altura numa neve tão fofinha, não devia ser tão ruim assim né? Por isso não há registros dessa subida, o medo de derrubar o celular era real! Rs No caminho é possível ver os esquiadores descendo a montanha com muita desenvoltura e ao chegar no topo tem um pequena lanchonete que ajuda a esquentar, o vento bate mais forte e quase não há vista de tão alto que estamos, mas a sensação de estar no topo é indescritível.

No final da tarde, a equipe do passeio nos levou de volta ao hotel e à noite jantamos no hotel para podermos descansar.

Roteiro – Dia 3

• Manhã e Tarde:  Caminhada a lagoa congelada

No terceiro dia, fizemos o passeio de caminhada a lagoa congelada, ele é ótimo para quem gosta de fazer trilhas e ter contato com a natureza, o passeio inclui translado off-road em jipes na neve até o ponto de início, caminhada com guia até um mirante, almoço e ski bunda.

O jipe nos leva até uma base chamada espaço Neumayer, o local é muito peculiar, pois parece um acampamento na neve, todo o mobiliário é rústico e a água do banheiro é congelante! Rs Saímos do espaço para fazer a trilha paramentados com bastões de caminhada para nos apoiarmos durante a caminhada. A trilha não foi cansativa e tivemos alguns momentos de parada para fotos e descanso. Ao chegar no mirante a vista era linda, ao longe era possível avistar as montanhas cobertas de neve e tinha uma placa sinalizando possibilidades de trilha por todo o parque para quem tem mais tempo. Lá nos foi oferecido chá e alfajor que estava uma delícia!

Trilha na neve – Refugio Neumeyer

Após retornar para a base, ficamos gratos por um local quentinho após a caminhada no frio, o almoço já estava nos esperando, um cozido (culinária local) foi servido a todos e estava muito bom, comemos em 2 mesas grandes distribuídas pela sala principal, que foi ótimo para interagir com os outros viajantes. Algum tempo depois iniciou-se as atividades de ski bunda na neve! Confesso que não tive muita desenvoltura pra isso e atropelei uma criança, graças a Deus nada sério, mas gente esse negócio é meio perigoso rsrs

À noite saímos para jantar em um restaurante chamado La Trattoria no centro e comemos uma bela macarronada. Ainda nessa noite caminhamos pelas ruas observando o movimento e paramos na Frantom, tradicional casa de chocolates, para tomar um chocolate quente.

Roteiro – Dia 4

• Manhã e Tarde: Visita ao Cerro Tronador

Cerro tronador é um vulcão adormecido que fica na fronteira da Argentina com o Chile e faz parte da Cordilheira dos Andes. Ele fica a 2 horas de Bariloche, fizemos o trajeto em uma van com outros turistas e fizemos algumas paradas durante o caminho.

Após sair da cidade, fomos margeando o lago Gutierrez e depois fomos até o Lago Mascardi no qual paramos na Playa Negra, de paisagem impressionante e distante de tudo, perfeito para fotos com as montanhas cobertas de neve no fundo.

Playa Negra

Mais a frente paramos em mais um ponto panorâmico no qual foi possível avistar a Isla Corazon, uma curiosa e pequena ilha no centro do lago que possui formato de coração.

Próximo ao meio dia chegamos em um local chamado Pampa Linda, lá havia um restaurante no qual almoçamos e pudemos descansar um pouco antes de seguir viagem, nos arredores do restaurante havia uma área cheia de bancos que provavelmente no verão enchiam se de pessoas, mas no inverno ficavam vazios e cheios de neve, encontramos um balanço rústico e foi uma diversão, nunca havia me balançando num pneu rs, me senti em um filme dos EUA.

Após um curto trajeto na van chegamos ao destino final, o mirante para o Ventisquero Negro, glaciar que tem esse nome porque na sua parte final onde o glaciar se regenera, os pedaços de gelo que vão caindo se misturam com a terra e com pedaços de pedra. Quando o gelo se desprende, faz um ruído parecido com um trovão, por isso esse morro se chama Tronador. A paisagem é deslumbrante e mesmo com muita névoa, ao fundo foi possível ver os pontos azuis das geleiras que ficam no topo da montanha, pra mim isso foi fantástico pois descobri que quero chegar ainda mais perto de uma geleira um dia!

Vestisquero Negro

À noite visitamos uma cervejaria artesanal chamada Manush, um ambiente casual e com degustação de cervejas, para comer pedimos uma pizza com um ovo estalado em cima e estava bom!

Roteiro – Dia 5

O dia está com a cor verde no roteiro, pois foi um dia livre na viagem, não havia nenhum passeio marcado e sugiro que você faça isso também, é bom ter um tempo para descansar e ficar livre para conhecer algo fora do roteiro ou retornar a um ponto que gostou mais.

Optamos por passear pelo centrinho de Bariloche, que não é muito grande, mas super agradável para andar e ver as vitrines das lojas, também aproveitamos para comprar chocolates, gostamos bastante da Rapa Nui e da Mamuskha, aqui tb já compramos as lembrancinhas pra a família, de chocolates a chaveirinhos típicos.

Almoçamos no tradicional restaurante, Boliche del Alberto. Pedimos Ojo de Bife e estava uma delícia, após o almoço caminhamos pelo centro cívico e visitamos um pequeno museu, o Museu da Patagônia Francisco P. Moreno. A noite optamos por jantar no hotel.

Roteiro – Dia 6

Havíamos reservado para realizar um passeio chamado San Martin de Los Andes, no qual ele dura um dia inteiro e faz a rota dos 7 lagos, porém infelizmente como estávamos no inverno, o passeio não pôde ser realizado por conta das condições da pista. Optamos então por trocar por uma aula introdutória de Ski no Cerro Catedral e foi uma ótima opção! Como moradores do Ceará, só sabíamos descer dunas, então foi uma aventura diferenciada tentar se equilibrar naquelas pranchas, após a aula tomamos um chocolate quente e passeamos pela base do Cerro novamente.

Mais tarde, como era nossa última noite na cidade, aproveitamos para devolver as roupas de neve e passear pelo centrinho uma vez mais, em seguida fomos jantar em um restaurante muito fofinho e aconchegante, o La Marmite. Especialista em fondues de queijo e outros pratos suíços, como cordeiro e goulash.

Saímos de Bariloche na manhã do dia seguinte via ramis para o aeroporto, muito felizes por tudo que havíamos conhecido, com a certeza de que gostaríamos de voltar e doidos para começar a vida a dois.

Fondue de chocolate

Passagens e Locomoção

Compramos as passagens via uma agência de viagens, pois não tínhamos segurança na época para comprar por conta própria, era a nossa primeira viagem internacional. No total ficou XXXX, duas pessoas ida e volta de Fortaleza. As passagens ficaram da seguinte forma:

Fortaleza – Guarulhos
Ao chegar em SP dormimos em um airbnb próximo ao aeroporto, pois o nosso voo para a Argentina só sairia de manhã.

Guarulhos – Buenos Aires
Na manhã do outro dia saímos cedinho para o vôo para Buenos Aires, chegamos lá antes do almoço e nosso vôo final para Bariloche só saia a noite, aproveitamos para passear nas imediações do aeroporto e conhecer o rio de La Plata, só não fomos muito longe pq nos avisaram que não era muito seguro se afastar, também aproveitamos para fazer o câmbio de real para peso durante esse período de conexão.

Buenos Aires – Bariloche
Saímos por volta de 19h e chegamos às 21h em Bariloche.

Como em quase todos os dias fizemos passeios com translado incluindo busca no hotel, acabamos optando por não utilizar o transporte público e usamos o ramis como transporte quando necessário. Essa opção foi um pouco mais cara, porém mais confortável.

Existem algumas opções de locomoção em Bariloche com suas vantagens e desvantagens:

• A pé – Opção mais econômica caso você se hospede em um hotel no centro, essa é uma ótima opção para conhecer o centrinho e economizar, para outras atrações fora do centro, você pode optar por passeios com agências ou usar o transporte público para se dirigir a eles.
  • Transporte público – Em Bariloche uma das formas mais econômicas de se locomover é usar o ônibus para ir aos principais pontos turísticos próximos. Para utilizar o ônibus é necessário comprar um cartão de transporte antecipadamente, chamado “tarjeta SUBE”, que é vendido em algumas lojas no centro de Bariloche. Para mais informações consulte o site: https://www.barilocheturismo.gob.ar/es/transporte-publico
  • Taxi e remis – Uma alternativa não tão econômica é usar o taxi para se locomover, ele é semelhante ao táxi do Brasil pois funciona com taxímetro, porém um remis é uma alternativa que possui o preço tabelado e pode ser pedido por hotéis, restaurantes ou no número da central, para ter mais conforto acabamos optando por essa opção.
  • Aluguel de carro – Opção muito confortável que te permite planejar seu próprio roteiro e visitar atrações e cidades mais distantes. No inverno essa opção pode não ser tão indicada pois as estradas estarão com neve e requerem atenção extra.

Hospedagem

Para explorar a região de Bariloche há 3 opções:

• Hospedagem no centro
  • Hospedagem na Av. Bustillo
  • Hospedagem próximo ao Cerro Catedral

Se hospedar no centro é uma ótima opção para família e grupos de amigos, pois fica próximo a praça principal da cidade, restaurantes e aos pontos de táxi, remises e pontos de ônibus.

Se hospedar na av.Bustillo é indicado para casais e para quem busca mais sossego e proximidade com a natureza, pois os hotéis ficam de frente para o lago Nahuel Huapi. Ficamos no Design Suites que nos proporcionou uma estadia digna de lua de mel, linda vista no café da manhã, quartos muito confortáveis e modernos, serviço de transporte do quarto via van até o salão principal e restaurante com opções muito gostosas.

Uma ótima opção para quem vai praticar esportes de inverno é se hospedar próximo ao Cerro Catedral, com hotéis voltados para esse público, fica muito fácil a locomoção para as atividades na montanha.

Passeios

Segue a lista de passeios que fizemos e os valores em 2018 para 2 pessoas:

Circuito Chico e Cerro Catedral – R$  300
Isla Victoria e Bosque de Arrayanes – R$ 490
Caminhada a lagoa congelada – R$ 880
Cerro Tronador – R$ 380
San Martín de los Andes pela Rota dos 7 Lagos –  R$ 480
Aula de Ski no Cerro Catedral – 1400 pesos por pessoa (Esse valor pagamos em peso na agência devido a uma troca de passeios)

Para informação sobre passeios e valores atuais com a agência que fomos, acessem:

Alimentação

Restaurantes que fomos e recomendamos:

Alto el fuego – Carnes
Ambiente rústico e intimista, cardápio simples e porções bem servidas.
La Trattoria – Massas
Boliche del Alberto – Carnes
Ambiente casual e tradicional na cidade. Fomos almoçar e comemos carne.
Manush – Cervejaria Artesanal e Pizzas
La Marmite – Fondue de queijos e chocolat4e
Frantom – Chocolate Quente
Rapanui – Chocolates

Enfim, espero que tenham gostado e que possam aproveitar bastante para montarem o seu próprio roteiro! Acredito que cada roteiro poderia ser personalizado para cada pessoa e para cada viagem, pois cada uma tem curiosidades diferentes e gosta mais de umas atividades do que outras, porém sabemos que nessa vida corrida nem sempre temos tempo para isso, por isso também acredito que podemos seguir roteiro pré definidos, fiquem a vontade e boa viagem!

Se tiverem dúvidas ou sugestões, coloquem aqui nos comentários que será um prazer.